Inglaterra vai receber memorial de espécies extintas do mundo (com FOTOS)



A Adjaye Associates criou um edifício em homenagem aos mamíferos, insectos, aves e outros animais selvagens do passado​​. Projectado para ocupar um local perto de uma pedreira em Portland, Inglaterra, o Mass Extinction Memorial Observatory (MEMO) assemelha-se a uma colmeia de abelhas a brotar da terra.

O centro foi projectado para ser feito de pedra e apresenta esculturas de 860 espécies de animais extintos. Com quase 30 metros de altura, o MEMO irá incluir um espaço de exposições, um centro de informações e um observatório.

O projecto destina-se a um local com vista para Bowers Quarry – uma fonte de rocha de Portland desde o ano 1700. A estrutura em espiral consagra os fósseis de gastrópodes extintos que os trabalhadores muitas vezes encontram na pedreira.

Na superfície da fachada exterior de pedra vão ser gravadas, em revelo, imagens das espécies extintas. Por dentro, as estátuas de pedra das mesmas espécies vão ocupar os pisos internos, progressivamente crescentes, que ascendem ao topo da estrutura numa rampa ligeiramente inclinada.

O centro do edifício irá albergar um “sino da biodiversidade” a ser tocado cada vez que uma nova espécie se extinguir. O exterior do centro será feito de materiais reciclados e de pedra indígena local, evocando mais uma vez as arribas escarpadas de Portland.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...