Interligação entre redes eléctricas da Noruega e Alemanha vai custar €900 milhões
As concessionárias eléctricas Statneet e TenneT e o banco de desenvolvimento alemão KfW vão investir €900 milhões em estações conversoras terrestres para Corrente Contínua em Alta Tensão e num sistema de cabos no sector alemão, que irão possibilitar a primeira interconexão entre as redes eléctricas norueguesa e alemã. O contrato foi atribuído à ABB.
A linha irá ter um comprimento de 623 km – será a mais longa da Europa em HVDC – e deverá entrar em exploração comercial em 2020. No âmbito do projecto NordLink foi também adjudicado à ABB um contrato de serviços de cinco anos.
“É mais um projecto marcante para a integração do mercado energético europeu. A combinação inteligente de energias renováveis de várias origens, como a solar e eólica na Alemanha e hídrica na Noruega, demonstra que através da tecnologia podemos suportar o alargamento a toda a Europa de uma política energética verde sustentável”, explicou em comunicado Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB.
O projecto NordLink será fundamental para a interligação entre a Noruega e a Alemanha, tendo sido designado como um dos projectos de interesse comum da Comissão Europeia para ajudar a criar um mercado energético integrado na União Europeia. Ao permitir o transporte para a Noruega de excedentes energéticos solar e eólico produzidos na Alemanha e o transporte em sentido contrário de excedentes hidroeléctricos noruegueses, ele irá aumentar a segurança energética de ambos os países e suportar a integração das energias renováveis nas suas redes eléctricas. A linha irá transportar uma potência recorde de 1400 MW, suficiente para abastecer 3,6 milhões de lares alemães.
“O projecto NordLink demonstra mais uma vez o compromisso da ABB para com a utilização eficiente de fontes renováveis. Estamos a trazer energia limpa a milhões de pessoas e a apoiar as políticas energéticas da Alemanha e da Noruega”, reforçou Claudio Facchin, presidente da divisão Power Systems da ABB.
A ABB irá conceber, desenvolver, fornecer e comissionar duas estações conversoras de 525 kV / 1400 MW utilizando a sua tecnologia HVDC Light, baseada em conversores por fontes de tensão (VSC, Voltage Source Converters). Uma estação irá estar localizada na proximidade de Tonstad, no sul da Noruega, e a outra próximo de Wilster, no norte da Alemanha.
Como parte do projecto, para o sector alemão a ABB irá também conceber, fabricar e instalar um sistema de cabos de 525 kV com isolação de massa pós-impregnada que irá incluir um troço submarino de 154 km e um troço terrestre enterrado de 54 km.