Inventor da Segway cria purificador de água que pode salvar milhões de vidas



Uma recente invenção, o Slingshot, pode ser capaz de fornecer água a quem mais precisa. O aparelho tem por trás o visionário Dean Kamen, que trabalhou em parceria com a Coca-Cola, de forma a espalhar a sua criação pelos países em desenvolvimento de África e da América Central. A sua esperança é ser capaz de eliminar os milhões de mortes registadas anualmente e relacionadas com a transmissão de doenças por água contaminada.

Mais de 783 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 37% da população mundial não sabe o que é uma instalação sanitárias digna – os dados foram divulgados pela ONU, durante o último Dia Mundial da Água. Este novo dispositivo pode receber qualquer líquido potencialmente contaminado e destilá-lo em algo seguro para consumo.

“Durante anos, procurámos um parceiro que nos pudesse ajudar a levar a máquina Slingshot para produção, baixar o custo, entregar e operar as unidades em locais onde a necessidade é maior. Agora temos esta parceria com a Coca-Cola”, disse Kamen.

O sistema ferve e evapora a água proveniente de qualquer fonte – rios, oceanos ou até esgotos – e condensa o vapor, permitindo recolher água purificada. As primeiras versões eram grandes e exigiam o consumo de muita electricidade; o modelo de pré-produção é capaz de produzir 45 litros de água potável por hora, consumindo menos de 1 kWh de electricidade.

Ele pode ser ligado a qualquer tomada ou alimentado através de células solares, baterias ou de um gerador eléctrico que funciona a biogás ou metano provenientes de fontes de resíduos locais.

Um recente documentário sobre esta solução, realizado por Paul Lazarus, conquistou o terceiro lugar no Focus Forward Film Festival, que destaca soluções inovadoras por todo o mundo. Será esta a invenção que vai mudar, para sempre, a forma como os países em desenvolvimento consomem água?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...