Investigadores acreditam que poluição está a tornar os chineses mais gordos



São mais do que conhecidas as consequências da poluição na nossa saúde: falta de ar, pieira, tosse, inflamações dos olhos, nariz e garganta. Os altos níveis de poluição levam-nos a mais idas ao hospital e dão origem a mais mortes relacionadas com o aparelho respiratório. E, claro, cancro do pulmão e taxas mais baixas de natalidade.

Agora, e de acordo com um novo estudo desenvolvido por cientistas chineses, a poluição poderá estar a tornar-nos mais gordos. O estudo explica que existe uma ligação entre a exposição crónica à poluição atmosférica e aumento do risco de obesidade, de acordo com o L.A. Times.

Segundo os investigadores, as taxas de obesidade em Pequim estão a aumentar à medida que a qualidade do ar decresce. Na verdade, a China já tem mais pessoas obesas que todos os outros países do globo – excepto os Estados Unidos. Isto quando, há 30 anos, era praticamente impossível encontrar um cidadão chinês obeso.

É claro que existem outras razões para os chineses estarem mais gordo, sobretudo mudanças na sua dieta. Mas é inquestionável que o ar chinês está muito pior que há uma, duas ou três décadas, à medida que o país se industrializou.

“É um exercício difícil perceber se os pequineses estão a ficar mais gordos devido à poluição” – explica o Quartz – “mas uma coisa é certa: da obesidade à asma, passando pelo estado miserável, à medida que a poluição piora também piora o nosso bem-estar”.

Foto: Azchael / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...