Investigadores criam controlo remoto para cães



Os donos de cães preguiçosos podem vir a ser capazes de comandar os seus animais para passearem sozinhos ou cumprirem uma variedade de outras tarefas através de controlo remoto. Investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, criaram um equipamento especial canino, equipado com um microprocessador, rádio sem fios e receptor de GPS.

De acordo com o Mother Nature Network, o dispositivo permite a uma pessoa “garantir a orientação autónoma do canino, usando um módulo de comando integrado com capacidade de geração de vibração e tom”.

Jeff Miller e David Bevly vão descrever mais detalhes do projecto na próxima edição do International Journal of Modelling, Identification and Control, mas referem já que os seus testes mostram uma precisão de obediência de até quase 98%.

No entanto, o desenvolvimento da tecnologia não pretende apenas facilitar a vida de quem tem preguiça de passear com os seus cães. Há uma variedade de situações de busca e salvamento em que este sistema poderá ser utilizado, de modo a transmitir remotamente comandos aos animais.

Os cães são os meios mais precisos de detecção de explosivos, drogas e pessoas presas sob escombros. No entanto, as pessoas nem sempre conseguem chegar com segurança aos mesmos lugares onde eles chegam – e esses ambientes são muitas vezes barulhentos, o que torna difícil dar e receber comandos.

Miller e Bevly demonstraram que os cães podem ser treinados para responder “praticamente sem falhas” a tons de controlo remoto e vibrações usando este dispositivo. Segundo a dupla, os animais respondem como se estivessem a receber ordens de um humano.

Outras potenciais aplicações incluem permitir que equipas de emergência possam ser guiadas remotamente em situações de perigo e criar um GPS táctil para ajudar os deficientes visuais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...