Investigadores norte-americanos criam app que avisa quando um ataque de asma está iminente
As pessoas que sofrem de asma sabem que têm de evitar algumas actividades ou situações, ainda que isso não afaste de vez os ataques. Por isso, investigadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, estão a desenvolver um sistema de alarme wearable – uma espécie de pulseira ligada a um adesivo – que monitoriza o corpo dos pacientes e o ambiente onde eles estão inseridos. Quando um ataque estiver iminente, a pulseira avisa o paciente ou utilizador.
Conhecido como Health and Environmental Tracker (HET), o equipamento consiste num adesivo para colar no peito, que monitoriza os movimentos do paciente e os sons dos seus pulmões e numa pulseira que detecta os movimentos, batimento do coração e níveis de oxigénio no sangue. A pulseira monitoriza também os factores ambientais, como os níveis de ozono, a humidade e temperatura.
Estes dois adereços interagem também com a bomba que anda sempre com os pacientes – os dados dos três são transmitidos para um smartphone e analisados por uma app. É esta app que permite perceber se um ataque está iminente e, se tal for o caso, o paciente pode prepara-se ou alterar o que está a fazer.
Segundo o Gizmag, uma das grandes vantagens do HET em relação a sistemas idênticos é a sua capacidade de funcionar à base da energia dos movimentos da pessoa e calor do seu corpo.
Os primeiros testes reais vão acontecer dentro dos próximos meses, de acordo com um estudo publicado esta semana no IEEE Journal of Biomedical and Health Informatics.