IPMA alerta para persistência de tempo muito quente e muito seco



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um comunicado onde alerta para a persistência de tempo muito quente e muito seco em Portugal Continental. Esta quarta-feira o país encontra-se em situação meteorológica de Aviso Vermelho, ou seja, de risco extremo, exceto os distritos de Faro e Viana do Castelo. A principal causa é a passagem de uma massa de ar muito quente e seco, com origem no norte de África.

Há cerca de uma semana que as temperaturas começaram a atingir valores muito altos no país. Ontem, dia 12 de julho, registaram-se “temperaturas superiores a 40°C em grande parte do território, em especial nas regiões Norte e Centro”, algo que se irá manter nos próximos dias, especialmente nas zonas do interior. Em 28 Estações Meteorológicas foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de julho, e em 6 Estações, foram excedidos os anteriores extremos absolutos – Monção/Valinha, Coimbra/Aeródromo, Moimenta da Beira, Figueira da Foz/Vila Verde, Bragança e Lamas de Mouro. A temperatura máxima do ar mais alta foi observada em Alvega, Abrantes, com 44.6 °C.

De acordo com o Instituto, esperam-se nestes dias valores elevados da temperatura do ar, que poderão atingir os 46°C no Alentejo e Vale do Tejo, e variar entre os 40ºC e os 44ºC no Nordeste Transmontano. As noites tropicais também se irão manter, com temperaturas mínimas de 20ºC em todo o país.

“Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana”, acrescenta ainda o IPMA.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...