IPMA inaugura Hub Azul no Polo Oeiras Mar para reforçar investigação oceânica e inovação na Economia azul

O novo Hub Azul pretende afirmar-se como um espaço de referência para o desenvolvimento de conhecimento aplicado sobre o oceano, uma nova infraestrutura dedicada ao reforço da capacidade nacional da investigação científica oceânica, com principal relevo para a robótica submarina e apoio ao empreendedorismo azul, nesse domínio, no quadro do compromisso da Década da Ciência Oceânica para a Sustentabilidade.

Redação

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) inaugurou hoje o Hub Azul – Polo Oeiras Mar, uma nova infraestrutura, no âmbito do programa Hub Azul Portugal, dedicada à promoção da investigação científica, inovação e empreendedorismo na área do mar, integrada no âmbito do projeto PRR TC-C10-i01-H2. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, bem como de representantes institucionais e da comunidade científica ligada à investigação nas Ciências do Mar.

Segundo a mesma fonte, o novo Hub Azul pretende afirmar-se como um espaço de referência para o desenvolvimento de conhecimento aplicado sobre o oceano, uma nova infraestrutura dedicada ao reforço da capacidade nacional da investigação científica oceânica, com principal relevo para a robótica submarina e apoio ao empreendedorismo azul, nesse domínio, no quadro do compromisso da Década da Ciência Oceânica para a Sustentabilidade, foi divulgado em comunicado.

Esta infraestrutura é a primeira a ser concluída no âmbito do projeto Hub Azul Portugal, que integra sete polos em diferentes regiões do país.

O edifício inclui um tanque concebido para testar robótica submarina e instrumentação oceanográfica, complementado com espaços dedicados à engenharia e monitorização oceânica; oficinas especializadas (mecânica, eletromecânica e eletrónica), uma zona de instalação e apoio a start-ups nas áreas da robótica e instrumentação oceanográfica; um espaço expositivo e museológico dedicado às coleções de organismos marinhos do IPMA e biblioteca dedicada às Ciências do Mar, com base no acervo documental do IPMA; um espaço multimédia e multifuncional; uma área dedicada ao armazenamento de coleções de referência  biológicas e geológicas marinhas; e conta ainda com acesso a sistemas de supercomputação de alto desempenho.

A componente Rede Colaborativa para a Tecnologia Oceânica / Polo Oeiras Mar representa um investimento superior a quatro milhões de euros, financiado pelo PRR. O investimento global relativo ao projeto “Reforço das capacidades e competências de prospeção e vigilância marinha”, da rede Hub Azul é de 15,7 milhões de euros.

Para o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, “este é um dia que marcará o futuro. Este edifício simboliza uma nova etapa na forma como olhamos para o mar, afirmando-o como um espaço de inovação, conhecimento e oportunidade. O mar deve ser encarado como um ativo estratégico, com um enorme potencial para gerar riqueza, criar emprego e reforçar a competitividade do país. É com esta ambição que devemos projetar o futuro da economia azul em Portugal”.

Durante a sessão foram apresentados resultados e planeamento de campanhas oceanográficas incidindo sobre os compromissos nacionais associadas ao Objetivo 2030 para as Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas, com particular enfoque nas missões oceanográficas nas regiões oceânicas da Madeira e Açores

Em destaque esteve também um trabalho, pioneiro a nível internacional, desenvolvido no âmbito das contas dos ecossistemas marinhos, com particular realce para um dos serviços de regulação do clima global: o carbono azul – focados na Área Marinha Protegida (AMP) Rei D. Carlos, uma importante AMP oceânica de relevo no espaço atlântico.

O Presidente do IPMA, José Guerreiro, destacou que “a criação do Hub Azul – Oeiras Mar representa um passo importante no reforço da capacidade científica e tecnológica nacional dedicada ao oceano, apoio ao empreendedorismo azul e transferência de tecnologia, aproximando conhecimento, inovação e políticas públicas, para uma gestão mais sustentável do espaço marítimo e apoio à economia do mar”.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.