Islândia começou a evacuar população vizinha do vulcão Bardarbunga (com FOTOS)
A protecção civil islandesa começou hoje a retirar a população da área vizinha ao vulcão Bardarbunga, sobretudo turistas, com medo que este entre em erupção brevemente. Segundo o Mashable, cerca de 3.000 pequenos sismos foram detectados no local desde 16 de Agosto, sábado. A invulgar actividade sísmica continuou até quarta-feira.
O sistema vulcânico Bardabunga é o maior da Islândia e localiza-se a cerca de 305 quilómetros da capital, Reykjavik, mas uma erupção poderá ter consequências muito mais abrangentes. Na terça-feira, o instituto meteorológico islandês aumentou o nível de risco da indústria da aviação para laranja, o quarto de uma escala de cinco. Este aviso laranja significa que o vulcão mostra “um grande potencial de entrar em erupção”.
O Bardarbunga, que se localiza debaixo do glaciar Vatnajokull, a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar, entrou em erupção pela última vez em 1910. Os cientistas prevêem dois cenários: uma explosão fora do glaciar, que levará à emissão de pequenas cinzas para zonas locais; e uma erupção dentro do glaciar, o que originaria problemas graves para as viagens aéreas – muitas delas teriam de ser canceladas.
Veja o vulcão em directo – Se vai viajar brevemente, mantenha-se atento ao que se passa.
Em 2010, quando o Eyjafjallajokull entrou em erupção, mais de 100 mil vôos foram cancelados em seis dias, o que levou a um prejuízo de €900 milhões, de acordo com estimativas da Business Week.
[nggallery id=841 template=greensavers]