Itália: Montras verdes compensam emissões de carbono



Duas empresas italianas, a consultora Indica e a Arte Vetrina Project, estão a desenvolver um projecto para garantir que todas as etapas de criação e instalação de uma montra tenham a menor pegada de carbono possível.

O projecto chama-se ECOlogiCOOL Windows e assume-se como um serviço de design de montras 100% verde. É que, de acordo com os parceiros da iniciativa, 95% dos materiais usados para criar cenários de montras e vitrinas não voltam a ser reutilizados. Assim, os designers do projecto escolhem materiais ecológicos, que sejam fáceis de transportar e compensam as emissões que não conseguem compensar com a compra de créditos de carbono.

Segundo explica a consultora de tendências WeFind, a escolha de materiais é um dos pontos fundamentais do projecto, já que permite reduzir o desperdício até 90%. Apostar no transporte ferroviário em detrimento do rodoviário é outra das medidas. Assim, pode diminuir-se as emissões de CO2 até 60%.

Não se sabe bem quanto pode custar este serviço – até porque todos os preços estão disponíveis sob consulta – mas já há interessados. A AiZONE, um retalhista do Médio Oriente, é um deles.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...