Já leu o seu livro? Troque-o por outro no portal Colibri
O fim da era do consumismo exacerbado, as cada vez maiores preocupações sustentáveis e a crise económica vieram provocar um boom nos portais de trocas. A última descoberta do Green Savers foi o Colibri, uma comunidade portuguesa de trocas online e que se centra nos livros, artigos de música, desporto, cinema, jogos e consolas e coleccionismo, entre outros.
“É inegável que a recessão criou um consumidor mais consciente”, explicou Ana David, no post de apresentação do projecto (sim, este portal tem um blog). “A sair de uma farra de consumos, mais pessoas estão a simplificar as suas vidas e a procurar novas maneiras de economizar dinheiro”.
A ideia do Colibri é simples: trocar coisas que já não usa – ou não quer – por outras que ainda não tem – e deseja. Ou seja, se já leu o último romance do José Rodrigues dos Santos, pode trocá-lo por um livro que ainda não tenha lido e do mesmo valor.
E quem diz livros, diz CDs, DVDs, jogos e os sempre atractivos artigos de coleccionismo.
Os materiais terão de estar em bom estado e serão avaliados pelo seu valor. Ou seja, ao inserir os artigos para troca no Colibri, serão atribuídos valores, de modo a que a troca seja justa. Este valor poderá ser sugerido pelo utilizador e consubstancia-se em quatro categorias: bronze, prata, ouro e platina – por ordem crescente de importância.
Não existe uma regra rígida quanto à troca de valores. Caso o utilizador queira ver trocado um artigo de valor máximo por outro de valor mínimo, isso será deixado ao critério de ambos. Mas os responsáveis do Colibri deixam sugestões de troca.
“O princípio de que partimos para a avaliação é de que o valor mais baixo vale metade do valor seguinte”, explicam os autores. Ou seja, dois bronzes valem uma prata; duas pratas valem um ouro; quatro bronzes valem um ouro, e por aí.
Consulte o site e o blog. E, se já fez alguma troca, diga-nos o que achou do modelo.