Já se sabe quanto vai custar carregar um elétrico a partir de dia 1 de novembro



A Mobie divulgou finalmente os preços para carregar um veículo elétrico num posto público de carregamento rápido (PCR). Nesta fase inicial, só os PCR são pagos, sendo que os postos lentos continuam a ser gratuitos.

A estrutura dos preços não é fácil de compreender dado que o valor total a pagar é uma soma que decorre de sete parcelas: três tarifas e quatro taxas. As tarifas são variáveis consoante o fornecedor de energia, a hora do dia, o tipo de contrato e o PCR usado.

O operador do posto de carregamento (OPC) pode cobrar uma tarifa de ativação e outra de utilização, que pode ser em função do consumo (kWh) ou tempo (minutos de uso). Depois, há que contar com o custo da energia fornecida, cobrado de acordo com o serviço contratado por cada utilizador com a empresa de fornecimento de energia. A isto somam-se as taxas: taxa de acesso à rede, taxa do Imposto Especial de Consumo (IEC, que é de 0,001 euros por kWh), taxa de gestão da rede Mobi.e (nesta fase inicial não é, ainda, cobrada) e o IVA a 23%.

Os custos que a Mobi.e disponibilizou dizem respeito aos vários PCR existentes no país. Há PCR que cobram taxas de ativação, outros que não; há zonas onde a utilização é cobrada ao minuto, outros onde é ao kWh. O PDF é um labirinto de valores impossível de decorar, pelo que se aconselha que verifique quais os PCR da sua área para ver qual o mais em conta.

A estes custos, somam-se os da empresa de fornecimento de energia. Até agora, apenas a Galp foi clara sobre o que vai cobrar. Os preços variam entre os 15,75 e os 23,77 cêntimos por kWh, consoante o ciclo seja vazio ou não, e o tarifário seja bi-horário ou tri-horário.

A INOVME disponibiliza uma folha de cálculo para ajudar o consumidor a navegar o labirinto dos preços e taxas cobrados nos vários PCR do país.





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