Futebol: James Rodríguez lança fundação para ajudar jovens com poucos recursos
O mundo do futebol profissional, como sabemos, movimenta todos os anos uma vasta quantidade de dinheiro, que tem como elo comum o facto de ir, quase sempre, parar aos mesmos bolsos: futebolistas, treinadores, dirigentes e empresários.
O futebol é também várias vezes criticado por não reinvestir, socialmente, aquilo que a sociedade – através de receitas de bilheteira, televisão ou patrocínios – lhes dá. Como tal, não é todos os dias que temos o prazer de noticiar que um futebolista – neste caso James Rodríguez –, está a inverter esta tendência. É que o colombiano está a lançar uma fundação sem fins lucrativos para ajudar os jovens colombianos com poucos recursos a potenciar as suas capacidades. Desportivas e intelectuais.
O futebolista, que joga actualmente no FC Porto, quer “prestar um serviço à comunidade” e criar “futebolistas e líderes de amanhã”. Intitulado Colômbia Somos Todos, o projecto vai partir da paixão dos colombianos pelo futebol para dar possibilidade, aos jovens com menos recursos, “viver uma vida sã através do desporto”.
“O projecto, sem fins lucrativos, pretende prestar um serviço à comunidade através de parâmetros de formação integral das crianças, desenvolvendo não apenas as suas destrezas desportivas mas também potenciando as suas habilidades intelectuais, tendo em conta a família como acompanhante fundamental dentro do processo”, explica a fundação na sua página do Facebook.
O primeiro projecto chama-se Cultura de Paz e será desenvolvido na região da Tolima, na Colômbia. Será um projecto-piloto e vai decorrer durante o mês de Dezembro. Nos próximos meses outros projectos serão lançados, tendo como sempre como pano de fundo o futebol e a inclusão social.
Podem acompanhar a fundação Colômbia Somos Todos no Facebook e Twitter. Ou contactá-la, via email, em col.somostodos@jamesrodriguez.com.co. Este é, certamente, um dos melhores golos da curta carreira de James.