Japão: uma casa ensanduichada entre dois edifícios (com FOTOS)
As cidades estão cada vez mais cheias e a engenharia e arquitectura, de preferência com raízes sustentáveis, tem de começar a encontrar soluções para que todos vivam com conforto e segurança.
O ateliê japonês Fujiwarramuro Architects pensou em todos estes problemas e desenhou a Nada House, uma casa de três andares ensanduichada entre dois edifícios e que faz da luz natural e pequeníssima pegada urbana o seu cartão de visita. A casa foi construída em Kobe, Japão.
Para maximizar a quantidade de luz natural na casa, os arquitectos criaram várias aberturas inovadoras, para permitir que uma coluna de luz passasse do tecto para o primeiro andar. Com revestimento em madeira, a casa consegue superar o tamanho dos prédios vizinhos, tendo ainda uma grande garagem, que ocupa metade da entrada do edifício.
A sala de estar e comer e a cozinha estão localizadas no segundo andar, enquanto os quartos ficam um andar acima. A coluna de luz estende-se no meio da casa, passando por todas as divisões através de aberturas no chão e mobília.
As paredes brancas, o tecto alto e as grandes aberturas da casa dão-lhe uma ilusão de espaço que esta não tem. Uma aparência minimalista e que pode resolver facilmente alguns problemas de falta de espaço – ou espaço mal aproveitado – nas cidades. Sejam elas japonesas ou de qualquer outro país.
[nggallery id=332 template=greensavers]