Japão: uma livraria que só vende um livro por semana (com FOTOS)
Caro leitor: pense numa livraria típica, como a Fnac, com milhares de livros a lutar pela sua atenção. Agora esqueça esta imagem e centre-se na Marioka Shoten, uma livraria de Tóquio, no Japão, que vende apenas um livro – ou melhor, uma obra – por semana.
Com o slogan “A livraria de um único livro”, a Morioka foi fundada em Maio por Yoshiyuki Morioka, que trabalhou vários anos noutras livrarias e que, quando resolveu abrir um negócio próprio, acreditou que os leitores poderiam ter um maior prazer em ter uma única opção para ler, ao invés de milhares.
“Um único livro dá-nos um melhor entendimento [dele] e tem uma relação mais íntima com o leitor. É a essência da paixão pela leitura”, continuou.
O conceito surgiu da sua própria experiência em livrarias e o local escolhido para o tornar em realidade foi o piso térreo do edifício Sukuzi, um monumento de interesse histórico em Tóquio. O design minimalista da Marioka foi desenvolvido pela empresa Takram e representa o respeito do seu criador pela literatura. Será que estamos perante um conceito vencedor?
[nggallery id=2267 template=greensavers]