Joana Moura e Castro: “Em 2010, a Sonae Sierra poupou 82 milhões de litros de água”
Uma das principais responsáveis pelo lançamento da campanha “Poupar ao Ritmo da Água”, a country marketing manager da Sonae Sierra, Joana Moura e Castro, falou com o Green Savers sobre a estratégia de responsabilidade ambiental da empresa do universo Sonae.
Assim, a Sonae Sierra poupou 82 milhões de litros de água em 2010, mas o objectivo é mesmo ir muito mais longe. “Procuramos promover, em todos os nossos centros, iniciativas socialmente responsáveis e que motivem os clientes a contribuírem de forma activa para um planeta e um futuro mais sustentável. Neste sentido, serão implementadas a curto prazo outras campanhas de responsabilidade social ou ambiental”, explicou Joana Moura e Castro, que quer pôr os portugueses a cantar, logo pela manhã: “Banho não é um SPA, 3 minutos já está”. Já vai ver porquê.
Qual o objectivo desta campanha de sensibilização?
A campanha “Poupar ao Ritmo da Água” pretende motivar os portugueses a adoptarem comportamentos mais responsáveis, especificamente na redução do consumo de água, evitando o desperdício deste recurso.
Não sendo a água um recurso natural core no negócio da Sonae Sierra – ainda que esta seja uma campanha de sensibilização – porque razão se associaram, especificamente, ao tema da poupança da água e não a outro de carácter ambiental (a reflorestação, limpeza das zonas verdes, sustentabilidade urbana…)?
A redução do consumo de água é um dos principais factores da estratégia de responsabilidade corporativa da Sonae Sierra. Procuramos, ao longo dos anos, adoptar e desenvolver as melhores práticas para diminuir o impacte ambiental das nossas superfícies comerciais.
“Poupar ao Ritmo da Água” centra-se na sensibilização para a redução do consumo de água, no entanto temos desenvolvido inúmeras campanhas que se centram noutros temas de igual importância extrema, como a biodiversidade e eficiência energética, entre outros.
Como surgiu a ideia para esta campanha?
A partir de uma gestão responsável, a Sonae Sierra, através do sistema de gestão ambiental e das mais recentes tecnologias, tem vindo a reduzir de forma sustentada o consumo de água, evitando o desperdício deste recurso. Em 2010, poupou 82 milhões de litros de água.
Há dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que confirmam que, em Portugal, 88% do consumo de água está associado a uma utilização doméstica (dados de 2008). Cada português consome, em média e diariamente, 173 litros de água (INE, 2009), sendo que parte relevante deste consumo é gasto, individualmente, no duche. Grande parte do desperdício individual de água verifica-se no banho, um duche de 15 minutos gasta cerca de 105 litros de água, se reduzirmos o tempo do banho para três minutos poupamos 84 litros de água por duche.
A adopção de comportamentos mais responsáveis e a aposta em equipamentos mais eficientes permite poupar, por família, até 300 mil litros de água por ano, o equivalente a 60 mil garrafões de 5 litros.
Consciente destes indicadores e da escassez deste recurso, lançámos o desafio aos portugueses de se juntarem à Sonae Sierra na luta contra o desperdício de água.
Que acções tem a Sonae Sierra tomado, nos seus centros comerciais, para reduzir a utilização de água?
Para atingirmos bons resultados nas diferentes áreas da responsabilidade corporativa definimos metas concretas a cumprir e monitorizamos o nosso progresso. Por exemplo, a obtenção de um nível de consumo de água igual ou inferior a 3,7 litros por visita. [Há ainda] a adopção de mecanismos mais eficientes, tais como, instalação de sistemas de recolha de águas pluviais nos novos centros comerciais, instalações sanitárias com sistemas de autoclismo económicos e torneiras activadas por sensores. Para além disso, a Sonae Sierra tem lançando continuamente acções de informação sobre o tema, sensibilizando os seus colaboradores, lojistas e visitantes para a poupança de água potável.
Simultaneamente, estabelecemos objectivos a longo prazo para que os resultados a atingir sejam cada vez mais ambiciosos. Entre estes objectivos destacam-se o desenvolvimento e implementação, até ao ano de 2020, de uma estratégia consolidada que assegure o abastecimento de água em alguns dos nossos centros comerciais e a ajuda aos nossos fornecedores e lojistas de forma a reduzirem o seu consumo de água.
Têm dados que comprovem uma poupança efectiva de água nos centros Sonae Sierra nos últimos anos?
Só em 2010 a Sonae Sierra poupou cerca de 82 milhões de litros de água, o equivalente a quatro milhões de duches de três minutos.
Recentemente, a Sonae Sierra distinguiu os seus lojistas com melhores práticas ambientais. Que critérios foram utilizados neste ranking?
Na selecção dos vencedores foram tidos em conta os seguintes critérios: existência de um compromisso que garanta um desenvolvimento económico sustentável, um sistema/processo de gestão operacional para melhorar o desempenho ambiental em termos de energia, água, qualidade do ar, ruído, águas residuais e outros resíduos e programas de formação e sensibilização ambiental.
Para além desta campanha de sensibilização, que outras poderemos esperar da Sonae Sierra, a curto ou médio prazo, que tenham a responsabilidade social e corporativa como ponto de partida?
Procuramos promover, em todos os nossos centros, iniciativas socialmente responsáveis e que motivem os clientes a contribuírem de forma activa para um planeta e um futuro mais sustentável. Neste sentido, serão implementadas a curto prazo outras campanhas de responsabilidade social ou ambiental.
De que forma podem campanhas como esta, cuja ênfase é colocado na responsabilidade ambiental, contribuir para a estratégia de marketing da Sonae Sierra?
Permite-nos reforçar, junto dos nossos stakeholders, que a Sonae Sierra gere os seus activos de forma sustentável.
O que podemos esperar do concurso que a Sonae Sierra vai criar para esta campanha?
Despertar consciências e alertar para o desperdício deste recurso.
Para finalizar, tem alguma dica secreta para limitar o banho aos três minutos?
Comece o dia a cantar! “Banho não é um SPA, 3 minutos já está!” Este é o ritmo que vai marcar o uso eficiente de água nos duches dos portugueses.