Jovem búlgara abre loja de cosmética 100% natural em Portugal

Esta é mais uma história de empreendedorismo aliado à saúde e ao respeito pela natureza. Alexandra Pavlova, de 23 anos, é natural da Bulgária e estudou gestão na Suíça e em França. Actualmente vive em Portugal – e foi justamente em Lisboa, no início deste ano, que resolveu criar a Naturessima, loja online de cosméticos biológicos 100% naturais.

Há muito que Alexandra optou pela cosmética biológica, uma vez que a convencional nunca a ajudou a ultrapassar determinados problemas – como a pele seca e irritada em torno dos olhos ou depois do banho e da praia. “Problemas comuns, posso dizer”, frisa a jovem.

“Com o tempo, comecei a ler e a informar-me mais sobre os ingredientes que se encontram nos cosméticos, e não gostei nada deles – são tóxicos para nós e para o ambiente”, explicou Alexandra do Green Savers. “Infelizmente há muitas marcas que se dizem naturais mas que não o são, usam ingredientes perigosos que prejudicam a saúde.”

Na sua busca, Alexandra encontrou algumas marcas verdadeiramente naturais, mas usá-las não se revelou propriamente prático: sempre teve de as encomendar de outros países, sujeitando-se ao tempo de espera e aos elevados preços dos portes de envio. Contudo, foi exactamente esse constrangimento que lhe serviu de impulso à criação de um espaço onde os portugueses podem encontrar cosmética biológica a preços acessíveis – segundo ela, “a primeira loja de cosmética 100% natural em Portugal”.

A beleza vem directamente da natureza – é este o lema que Alexandra une ao seu projecto. E é assim que, longe de toda e qualquer a espécie de químicos, a Naturessima disponibiliza produtos de cuidado de rosto e corpo que abrangem limpeza, hidratação, banho, máscaras, esfoliação e óleos.

A maioria dos produtos é feita à base de frutos, ervas, flores e legumes. Todas as matérias-primas provêm de comércio justo, o que significa que são compradas pelo verdadeiro valor que lhes cabe, o que ajuda a garantir a sobrevivência e melhoria de vida de comunidades vulneráveis em todo o mundo. “Cada produto é feito à mão do início ao fim, a partir de ingredientes individuais, por pessoas reais”, acrescenta Alexandra.

Neste momento, a loja trabalha com as marcas Trevarno, Akamuti e Kivvi, mas o leque pode aumentar. “Estamos sempre à procura de novas marcas e parcerias que produzam cosmética 100% natural”, explica a jovem. Toda a oferta está disponível na loja online, tal como no spa Naturalis, na Maia.

Alexandra planeia organizar workshops e eventos no futuro próximo, tal como abrir um espaço físico onde as pessoas possam experimentar os produtos da Naturessima. Em vista estará sempre a promoção de alternativas naturais e saudáveis, tal como o alerta dos perigos da cosmética convencional.

Deixar uma resposta

Patrocinadores