Juntas de freguesia e Câmara de Celorico poupam energia no Natal



A Câmara de Celorico de Basto e as juntas de freguesia acordaram medidas para poupar energia na quadra natalícia, mas prometem o maior programa de animação de sempre, disse hoje o presidente do município do distrito de Braga.

“Congratulo todos os presidentes de junta pelo acordo alcançado, que permitirá ao concelho ter, nesta matéria, uma coerência em todo o seu território”, assinalou José Peixoto Lima, garantindo, porém, que não faltará animação.

Segundo precisou, “apenas os edifícios religiosos e elementos simbólicos serão iluminados, apostando o município na realização de atividades para a dinamização da economia e apoio ao comércio local”.

Além das ações específicas da quadra, “serão adotadas outras propostas de eficiência energética, como a redução do fluxo da iluminação de toda a ecopista, a instalação de reguladores horários em todos os jardins e espaços públicos e o corte total, durante alguns períodos da noite, em locais onde seja possível realizá-lo sem prejuízo das condições de segurança”.

José Peixoto Lima admite tratar-se de medidas “simbólicas, mas necessárias pela realidade atual e como preparação para o futuro”.

Apesar das poupanças anunciadas, reforça o autarca, Celorico de Basto terá um programa de animação da quadra festiva, que será “o maior de sempre”, com a dinamização de um “mercadinho de Natal, dinamização cultural e soluções criativas de decoração que mantenham o concelho apelativo, envolvendo as coletividades e promovendo artistas e produtos locais”, concluiu.

A “Aldeia Natal”, uma instalação de dezenas de miniaturas de edifícios emblemáticos do concelho, totalmente produzida pelos funcionários da câmara, já pode ser visitada.

A árvore de Natal e o mercadinho de Natal, com 12 expositores locais, serão inaugurados a 16 de dezembro, com animação até ao dia 24 de dezembro, junto à Casa da Terra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...