Lago Baikal, um lugar absolutamente magnifico
O Lago Baikal fica situado no sul da Sibéria, Rússia, e é um lugar absolutamente magnifico. É considerado o maior em várias categorias: com 636 km de comprimento e 80km de largura é o maior lago de água doce da Ásia; o maior lago do mundo em volume de água; o mais profundo, com 1680 metros de profundidade, e o mais antigo, com estimativas a indicarem que teve origem há 25 milhões de anos.
Proclamado Património Mundial da UNESCO em 1996, o Lago Baikal é também um habitat rico em biodiversidade, com mais de 1000 espécies de plantas e 1550 de animais, muitas possíveis de encontrar apenas nesta região. Exemplo disso é a nerpa, também conhecida por foca-de-baikal ou foca da sibéria, a viver em exclusivo neste lago, numa população que não ultrapassa os sessenta mil animais.
Nos últimos anos, a poluição marinha no lago Baikal tem vindo a aumentar muito, com as águas a serem conquistadas por enormes pedaços de plástico que prejudicam gravemente a biodiversidade da zona.
Na Rússia, o dia 4 de Setembro está reservado para as comemorações do “Bailkal Day”, uma festa onde as “boas intenções e acções altruístas” são celebradas.
Foto: Sputnik
[nggallery id=3513 template=greensavers]