Letónia: designers criam tigelas a partir de dinheiro verdadeiro (com FOTOS)
Uma dupla de designers letões criou várias peças de arte contemporânea feitas a partir de notas verdadeiras. As peças consistem em várias tigelas instáveis, que foram produzidas com cerca de três mil libras britânicas. Os materiais e forma instável dos objectos conferem às peças uma representação simbólica da realidade financeira actual.
De acordo Artus Analts e Rudolfs Strelis, os criadores das peças, as tigelas “reflectem a fina barreira entre o valioso e inútil, o estável e variável e o antigo e contemporâneo”, cita o Inhabitat. A forma e o eixo giratório natural tornam as taças propositadamente instáveis. Quando as tigelas são rodadas, conseguem girar até dois minutos – movimento que os artistas dizem simbolizar a troca e circulação do dinheiro.
As peças foram produzidas em dois tamanhos: o mais pequeno foi feito com mil libras e o mais com três mil libras esterlinas. Os designers não revelaram de onde provêem as notas que usam nas peças mas tudo indica que deverão ser libras que saem de circulação.
[nggallery id=310 template=greensavers]