Leve um pedaço do Alentejo para sua casa (com VÍDEO)
O património constitui um motor de desenvolvimento sustentável, passível de gerar emprego e dinamizar a economia local. É esta a visão da Imaterial, marca comercializada pela micro-empresa alentejana 360 Graus, sediada em Évora, e que procura criar produtos alusivos ao património material e imaterial da região, para promover os seus valores nacionais, regionais ou locais.
A proposta da Imaterial é que cada um leve um pedaço do Alentejo para sua casa. T-shirts com motivos alusivos ao Alentejo e caixas de cortiça são os dois principais produtos da marca.
“Temos a preocupação de seleccionar matérias-primas da região alentejana – e portuguesas – numa lógica de sustentabilidade, como a cortiça, que é renovável e ecológica. Mas temos, também, preocupação de sustentabilidade social, em que as matérias-primas que utilizamos não provenham de exploração de pessoas ou crianças”, revelou ao Economia Verde Carla Janeiro, sócia da 360 Graus.
Nestes dois produtos, há uma curiosidade. As caixas de cortiça começaram por ser a embalagem que levava as t-shirts a casa das pessoas. O seu sucesso transformou-as em produto de catálogo. Com três tamanhos e preços entre os €18 e os €80, as caixas podem servir para guardarem tudo o que quisermos.
Conheça melhor a Imaterial e a 360 Graus no episódio 96 do Economia Verde.