Lidl, Electrão, Quercus e ANP lançam Guia de Boas Práticas Ambientais
Como parte integrante da sua estratégia de sustentabilidade, que atua sob o mote “A Caminho do Amanhã”, o Lidl lança agora o guia de boas práticas “Mais Ambiente” em parceria com o Electrão, a Quercus e a ANP/WWF.
Estruturado em torno dos cinco Rs vitais para cuidar do Ambiente – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – o guia explica, numa linguagem simples, clara e recorrendo a exemplos e dicas ilustrativas, o que todos podemos fazer diariamente nas nossas casas para marcar a diferença.
Desta forma, o guia “Mais Ambiente” salienta:
Repensar o consumo para podermos tomar decisões mais conscientes e abandonar hábitos antigos que entrem em conflito com o Ambiente, ajustando as compras às necessidades reais e a escolhas que façam a diferença em prol deste objetivo comum.
Recusar produtos que não se precisa e que não são amigos do Ambiente, prevenindo assim o desperdício e optando por alternativas reutilizáveis, e privilegiando produtos certificados.
Reduzir todos os produtos que não são essenciais, privilegiando as alternativas ecológicas – como é o caso dos Green Bags, para transporte de frutas e legumes – e a produção local, que contribui para o desenvolvimento da economia nacional, reduzindo em simultâneo a pegada ecológica.
Reutilizar todos os artigos que, de outro modo, iriam para o lixo, e desafiar a família a dar asas à criatividade utilizando, por exemplo, frascos e boiões de vidro para armazenar novos alimentos.
Reciclar e gerir os resíduos da melhor forma possível. Através da separação de resíduos garante-se que os materiais que os constituem são devidamente reciclados, voltando a ser utilizados como matérias-primas.
“O Lidl Portugal reforça, através deste guia de boas práticas, o seu compromisso com a sustentabilidade, sensibilizando a sociedade para a sua importância: mudando comportamentos que fazem toda a diferença através de pequenos gestos e substituindo velhos hábitos menos sustentáveis por opções ‘amigas do ambiente’”, afirmam em comunicado.