No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, o Lidl Portugal anuncia, em comunicado, um financiamento de 100 mil euros atribuído à WWF Portugal para viabilizar um projeto urgente de gestão florestal e prevenção de incêndios numa parcela de 25 hectares da Mata Nacional do Valado, no distrito de Leiria. A intervenção arranca de imediato e visa reduzir drasticamente o risco de fogos florestais numa região cuja vulnerabilidade aumentou após as tempestades do início do ano.
As fortes intempéries provocaram a queda generalizada de árvores, resultando numa acumulação crítica de madeira seca e biomassa no solo. Com a proximidade do verão e a subida das temperaturas, este cenário representa um elevado risco de ignição e progressão de incêndios catastróficos, ameaçando diretamente a segurança das populações locais e a biodiversidade.
A intervenção, com a duração esperada de um ano, “dá resposta direta a esta urgência. O Lidl Portugal atendeu prontamente ao apelo das entidades, assumindo o financiamento integral da operação de salvaguarda do território e das comunidades envolventes”, lê-se na nota.
No terreno, o projeto será desenvolvido em estreita articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Na primeira fase, os trabalhos técnicos focar-se-ão na remoção do material lenhoso danificado e no controlo de espécies invasoras que agravam o risco e a intensidade dos incêndios.
Posteriormente, a estratégia de prevenção passará pelo restauro ecológico: a reflorestação e o enriquecimento dos 25 hectares abrangidos pelo projeto com pinheiro-bravo e espécies autóctones (como o medronheiro, o carrasco e o aderno), que funcionam como barreiras naturais mais resistentes à progressão das chamas. Está também prevista a recuperação dos trilhos de visitação do Monte de São Bartolomeu, no concelho da Nazaré, protegendo esta emblemática “ilha de biodiversidade” e garantindo as condições de segurança para o uso público.
Vanessa Romeu, Head of Corporate Affairs do Lidl Portugal, afirma: “No Lidl, acreditamos que proteger a biodiversidade exige ações concretas e, acima de tudo, oportunas. Como insígnia alimentar, sabemos bem que sem a biodiversidade e o equilíbrio da natureza não há campos férteis nem garantia de alimentos para o futuro. O cenário atual da Mata Nacional do Valado pedia uma intervenção urgente antes que o calor do verão elevasse o risco de incêndio na região. Mais do que apoiar a recuperação de um património natural único, estamos a investir diretamente na segurança das populações e na resiliência de um território que nos é muito próximo.”
Já Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal, refere: “Com este projeto, damos continuidade ao nosso trabalho de intervenção em áreas prioritárias, neste caso na Mata do Valado, fortemente afetada pelas tempestades do início do ano. Contribuímos, assim, para a sua recuperação ecológica e para a redução do risco de incêndio, num contexto de condições climáticas cada vez mais adversas. Sem o apoio do Lidl, esta intervenção não seria possível, deixando esta área mais vulnerável a incêndios, à perda de biodiversidade e a uma degradação ecológica progressiva.”
Para além das ações diretas no terreno, o projeto assume uma dimensão de governança regional. A WWF Portugal irá colaborar com os 16 municípios do distrito de Leiria através da análise dos seus Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, da realização de workshops técnicos e da produção de guias de boas práticas baseadas na natureza. O objetivo é capacitar as autarquias locais para a prevenção de riscos e melhorar a capacidade de resposta a fenómenos climáticos extremos.









