Lidl prepara lojas para sistema de devolução de embalagens com reembolso digital

Uma das principais novidades é a integração da funcionalidade “Os meus depósitos” na Lidl Plus, que permite aos clientes gerir o reembolso de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de talões físicos.

Redação

O Lidl Portugal adaptou a sua rede nacional de lojas para a implementação do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR), reforçando a aposta na economia circular. A operação, financiada com recursos próprios, incluiu a aquisição de equipamentos e alterações estruturais nas lojas, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, uma das principais novidades é a integração da funcionalidade “Os meus depósitos” na Lidl Plus, que permite aos clientes gerir o reembolso de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de talões físicos.

A retalhista beneficiou da experiência internacional do grupo em países onde este sistema já está implementado há vários anos. As máquinas instaladas nas lojas conseguem processar até 60 embalagens por minuto, assegurando rapidez e conveniência no processo de devolução.

A implementação foi acompanhada por um plano de formação dirigido às equipas de loja, com o objetivo de garantir apoio aos consumidores nesta fase de transição.

“No Lidl, a conveniência do cliente está no centro de todas as nossas decisões. Ao integrarmos a gestão do Sistema de Depósito e Reembolso diretamente na App Lidl Plus, não estamos apenas a incentivar a economia circular, estamos a fazê-lo de uma forma 100% digital, simples e sem fricções”, afirma Luis Alcalde, CCO do Lidl Portugal.

Através da aplicação, os clientes podem optar por diferentes modalidades de reembolso dos 10 cêntimos por embalagem com selo “volta”. O valor pode ser creditado digitalmente na app — para utilização imediata ou futura —, convertido em talão físico, levantado em numerário ou doado a instituições parceiras.

O sistema aplica-se a embalagens de plástico, metal ou alumínio até três litros, desde que identificadas com o selo oficial. Até ao início de agosto, haverá um período de transição em que coexistem no mercado embalagens com e sem este sistema.

Com esta iniciativa, o Lidl pretende facilitar a adoção de práticas mais sustentáveis, tornando o processo de devolução de embalagens mais simples, acessível e integrado no dia a dia dos consumidores.

📅 Inscreva-se já: VII Conferência Green Savers — ESG: o superpoder das empresas | 27 de maio, Auditório Carlos Paredes, Lisboa

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.