Lince-ibérico à venda por €1500? Sim, o impensável aconteceu por cá…

O impensável aconteceu numa conhecida plataforma de compra e venda online portuguesa: um lince-ibérico esteve à venda durante várias horas. O preço? €1500, negociáveis. O estranho caso está já a ser investigado pelo Ministério Público, que irá agora averiguar como foi possível a venda deste animal em vias de extinção.

O anúncio, entretanto retirado da plataforma, alertava os internautas para a urgência na venda do animal e referia ainda que o lince-ibérico tinha sido capturado com uma armadilha para raposas na zona de Alcoutim, Algarve. “O animal é muito bravo, mas com o tempo irá ficar mais manso”, prometia o anunciante.

Questionado pela Lusa, o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e que coordenada o projecto de conservação do lince-ibérico em Portugal, remeteu-se ao silêncio, alegando que o processo está sob investigação.

A investigação ao estranho caso deverá agora avançar para um pedido formal ao olx pelos dados da pessoa que colocou o anúncio nesta plataforma online. Desta forma, os investigadores esperam ser possível identificar o anunciante graças ao seu IP, uma espécie de bilhete de identidade virtual.

Há alguns anos registou-se situação semelhante em Espanha, mas desta vez o anúncio dizia respeito a um lince-ibérico embalsamado. No anúncio em questão, a “uma taxidermia perfeita” do animal era muito elogiada pelo vendedor.

Foto: patricia e luis / flickr