Lipor reduz em 12,1% as emissões de gases com efeito de estufa
A Lipor, empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos do Grande Porto, reduziu em 12,1% as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no período de 2006 a 2012, assegurou hoje a entidade.
Em comunicado, a Lipor avança que os objectivos traçados admitiam uma redução de 12% da emissões de GEE nestes seis anos, por isso os resultados foram alcançados. Os objectivos tinham sido estabelecidos através da estratégia 2M – menos resíduos, menos carbono.
Esta redução equivale a menos 48,7 mil toneladas de CO2 face a 2006, revelou ainda a Lipor. Por outro lado, cada cidadãos viu reduzida a sua emissão de CO2 em 49 kgCO2e.
Relativamente às emissões directas – tratamento e valorização de RSU – de realçar que, comparativamente com o ano de 2011, registou-se uma redução significativa, acima dos 6% das emissões GEE associadas à deposição em aterro, o que contribui para o cumprimento da meta.
Também a frota Lipor viu as suas emissões compensadas, tendo no ano de 2012 emitido 196 toneladas de CO2eq. As mesmas serão compensadas no projeto de “Substituição de Biomassa não renovável”, no Brasil.
A estratégia 2M tem três eixos. Para além de reduzir as emissões de carbono e compensar as que são inevitáveis, o plano pretende conhecer o perfil de emissões de carbono da Lipor e mobilizar os municípios, fornecedores, clientes e comunidade para a redução de resíduos e emissões de carbono.
A empresa trata, anualmente, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos, produzidos por 1 milhão de habitantes.