Lisboa: primeiro sistema de partilha de bicicletas chega na Primavera
Depois de vários anos de impasse, Lisboa terá finalmente um sistema de partilha de bicicletas – mas será privado. O projecto é da SlowFastcycles, está previsto para começar na Primavera deste ano e ligará, para já, Santa Apolónia a Algés.
De acordo com o Pedais.pt, as 300 bicicletas vão ser “brancas, desenhadas e fabricadas em Portugal” e incluem um investimento inicial de €2 milhões.
Numa primeira fase, as bicicletas poderão ser utilizadas num itinerário de 11 quilómetros, entre Santa Apolónia e Algés, mas o objectivo é ligar, progressivamente, o Parque das Nações, em Lisboa, ao Guincho, Cascais.
Os utilizadores terão duas opções para aceder às bicicletas: através de um registo no site do projecto – para quem prefere uma utilização regular –; ou nos próprios locais de partilha das bicicletas, que estarão equipados com postes com leitor de cartões de crédito e débito.
Segundo Martim Mayer, da SlowFastcycles, a primeira opção inclui um registo no site e um cartão. “[O utilizador] poderá também fazer o download de uma aplicação que permite aceder ao sistema através de smartphone. [Depois, basta dirigir-se] a uma estação, encostar o cartão a uma doca de parqueamento e libertar a bicicleta”, frisou.
Na segunda opção, e após o pagamento, o utilizador fica com um talão que permite desbloquear as bicicletas em qualquer uma das dozes estações de recolha: Santa Apolónia, Terreiro do Paço, Cais do Sodré – junto ao bar Meninos do Rio – docas do Espanhol, de Santo Amaro — duas —, de Belém e do Bom Sucesso — duas —, Estação Fluvial de Belém e Fundação Champalimaud
O preço de aluguer começa em alguns cêntimos, para os ciclistas recorrentes, e pode chegar aos €15 euros por dia, para utilizadores ocasionais. A SlowFastCycles venceu um concurso público lançado pela Associação Porto de Lisboa e tem concessão por sete anos para exploração de bike-sharing na frente ribeirinha da cidade.
Foto: marceloquinan / Creative Commons