LNEG inaugura hoje trilho geológico em Beja
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o Município de Beja inauguram hoje o Trilho Geológico do jardim público daquela cidade alentejana. Planeado como um projecto de divulgação das geociências junto das escolas e do grande público, este Trilho contempla fragmentos da história geológica do sul de Portugal, nos últimos mil milhões de anos, desde o Neoproterozóico até à actualidade.
Ao longo de 200 metros e utilizando uma escala onde cada metro percorrido equivale a cinco milhões de anos, é possível observar as principais formações rochosas do Alentejo, recolhidas nas regiões de Barrancos, Beja, Castro Verde, Cercal, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Santiago do Cacém e Vidigueira.
O Trilho Geológico é complementado por painéis informativos que assinalam outros aspectos geológicos da região e a paleogeografia das distintas Eras geológicas, realçando continentes e mares que existiram no passado.
O Jardim Público de Beja é um local de referência da cidade, permitindo a sua valorização através de projectos de Ciência e Cultura, como é o caso do Trilho Geológico. O LNEG vem deste modo contribuir para a divulgação científica das geociências, promovendo o rico património natural do país, um exemplo de geodiversidade a nível europeu.
O projecto Trilho Geológico é parceiro do programa europeu Atlanterra e conta com a colaboração dos Serviços Geológicos da Irlanda, do Geoparque Copper Coast e do Parque Castlecomer.