Lorde: o cão que viveu oito anos numa cela do canil de Lisboa
A 8 de Novembro de 2005, um cão arraçado de pastor alemão chamado Lorde atacou uma adolescente, Teresa, que precisou de receber tratamento hospitalar. Então, a polícia (PSP) levou Lorde para um canil municipal – Casa dos Animais de Lisboa – e este por lá ficou durante mais de oito anos – até Novembro de 2013.
O caso é relatado no jornal O Corvo e explica que Lorde, “hoje velho e doente”, ficou oito anos numa cela devido à falta de decisão. “A decisão de o libertar levou oito anos a ser tomada pelos serviços camarários, um período que atravessou três mandatos, diferentes executivos e direcções municipais. Isto apesar de o canil não pretender ser propriamente uma prisão de cães”, explica O Corvo.
O caso nunca chegou aos tribunais, mas nem assim Lorde foi libertado mais cedo. O dono do animal, Domingos Gonçalves, passou oito anos a visitá-lo aos fins-de-semana, em Monsanto, para o passear e fazer companhia.
Domingos Gonçalves conta que pediu diversas vezes a devolução do animal, e que este sempre entre o abate ou a devolução ao dono.
“Não se fez justiça”, diz. Lorde foi parar ao canil com perto de dois anos de idade, era então um belo e vigoroso cão, diz o seu dono. “Entrou no canil jovem e saudável e saiu de lá aposentado e doente”. E ao longo dos oito anos, recorda, também ele perdeu dias felizes. “Deixei muitas vezes de ir à praia para o ir visitar ao canil”.
O caso chegou a ser apresentado à antiga Direcção-Geral de Veterinária, que considerou caber à Câmara Municipal de Lisboa a decisão quanto ao destino a dar ao animal. O que ficou exclusivamente nas mãos dos responsáveis pelo canil, que tardaram em pôr-lhe um ponto final. Até Novembro do ano passado, em que a veterinária Marta Videira o libertou.
Contas feitas pelo Corvo, a prolongada permanência de Lorde no canil municipal terá custado €17 mil ao erário público, em alimentação diária e cuidados prestados. Leia toda a história de Lorde no jornal online O Corvo.
Caro leitor, tem alguma história ligada à inclusão animal, biodiversidade e sustentabilidade que nos queira contar? Envie a sua proposta de tema para info@greensavers.sapo.pt