Luís Filipe Menezes quer fundir Porto e Gaia
O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, defendeu hoje de manhã a fusão dos municípios do Porto e de Gaia, o que permitiria criar “a maior cidade de Portugal”.
“Por mim, era já amanhã, Porto e Gaia juntos, um grande concelho, a maior cidade de Portugal, uma das maiores da Península Ibérica. Por mim, era amanhã de manhã”, explicou Menezes, que é também conselheiro de Estado, citado pelo Correio da Manhã.
Menzes alegou que esta união permitiria “que outros presidentes se candidatassem. A fusão de municípios é um caminho possível e necessário. O Governo deve ponderar isso para o futuro”, explicou, ainda que tenha admitido que é “difícil lidar com os bairrismos”, mais fortes “nos concelhos que nas freguesias”.
Em relação às freguesias, o autarca disse concordar com a sua fusão, admitindo mesmo ir “um pouco mais longe” no Documento Verde, recentemente apresentado pelo Governo. “Penso que é um ponto de partida positivo e que poderá ser melhorado no debate público”.
Esta fusão de freguesias poderá poupar, só em Gaia, cerca de 12 milhões de euro por mandato. “Quem diz que não haverá poupança não percebe nada do que está a dizer, rigorosamente nada. Claro que não há poupança, caso se diminua o número de freguesias e se gastar mais”, explicou.
O autarca disse ainda ser favorável à diminuição de técnicos e vereadores. “[Esta é] talvez a reforma mais ambiciosa que se fez em termos de poder político e administrativo ao nível local nos últimos 100 anos e é preciso ter em conta que, no ordenamento do território, a reforma que existia tinha 200 anos”, concluiu.
Qual a sua opinião? Acha que faz sentido fundir o Porto e Gaia?