Lula gigante autopsiada em directo no Youtube (com FOTOS)



Três metros e meio de comprimento, mais de 350 quilos, três corações e dois olhos com 35 centímetros de diâmetro, sexo feminino. Assim era a lula gigante, a segunda maior do mundo, que foi dissecada na semana passada na Nova Zelândia, em nome da ciência. A autópsia foi transmitida em directo no Youtube e demorou mais de três horas.

O gigantesco animal foi capturado no ano passado ao largo da Antárctida e encontrava-se conservada em gelo no Museu Te Papa Tongarewa, na Nova Zelândia. Os cientistas resolveram proceder agora à sua dissecação para melhor perceberem a anatomia do animal, já que este é apenas o segundo exemplar de lula gigante que conseguiu ser recolhido intacto.

“Este é essencialmente um espécimen intacto, o que é uma oportunidade sem precedente para o examinarmos. É uma oportunidade espectacular”, afirma Kat Bolstad, especialista em lulas da Auckland University Technology, ao Daily Mail.

Desde 1925, que a comunidade científica sabe da existência de lulas gigantes, mas apenas através dos restos que eram encontrados nos estômagos das baleias. Contudo, em 2007, foi capturada a primeira lula gigante intacta, também na Antárctida. Este exemplar, com cerca de 500 quilos, encontra-se exposto no mesmo museu neozelandês e foi já visto por 4,5 milhões de pessoas.

[nggallery id=959 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...