Madeira disponibiliza equipamento a equipa do ICNF no combate a incêndios no Chile



O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC) disponibilizou 31 aparelhos respiratórios de fuga e utilização única Micro K para a equipa do Instituto da Conservação da Natureza em missão no combate aos incêndios no Chile, foi hoje anunciado.

Segundo a informação do SRPC, o pedido deste equipamento aconteceu porque “o material não existia no mercado”.

A equipa de operacionais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) integra a denominada Força Operacional Conjunta constituída coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil portuguesa.

Esta equipa está deslocada para “apoiar as autoridades locais no combate a incêndios rurais de grandes dimensões” e “antes da viagem já estava informada sobre o envio posterior do material”, refere.

O SRPC da Madeira aponta que o ICNF tem 31 profissionais no Chile, a apoiar os “trabalhos de reconhecimento e de consolidação do incêndio de Hualqui, na região de Bio Bio, uma das mais afetadas durante a última semana”.

“Apesar de o Serviço Regional de Proteção da Madeira não ter operacionais no Chile, participa, em parceria com o ICNF, no esforço conjunto desta missão internacional de Proteção Civil”, conclui na nota.

A onda de incêndios no centro-sul do país já provocou pelo menos 24 mortos, consumiu mais de 417.000 hectares e destruiu perto de 1.500 casas.

Cerca de 30 pessoas foram detidas pela sua alegada participação na origem dos incêndios.

A Força Operacional Conjunta (Focon) é constituída por 144 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, das corporações de bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...