Maior fotografia do mundo foi tirada no Monte Branco (com FOTOS)
O Monte Branco, na cordilheira dos Alpes, é a montanha mais alta da Europa e tem agora uma fotografia que faz jus à sua grandeza. A maior fotografia panorâmica do mundo foi exactamente tirada no Monte Branco, a uma altitude de 3.500 metros.
A montanha foi fotografada durante 35 horas, que foram distribuídas ao longo de duas semanas e que valeram 70 mil fotografias. No total são 365 gigapixeis de imagem, mais 45 que a fotografia que detinha o título de maior do mundo desde 2013, que foi tirada em Londres.
Se a imagem fosse impressa teria um tamanho equivalente a um campo de futebol. Para poupar recursos, os mentores do projecto acharam sensato não proceder à sua impressão e a imagem pode ser apenas vista online. Mas nem o ecrã do seu computador ou dispositivo móvel é suficiente para a conseguir ver na totalidade, pelo que o melhor é vê-la aqui.
O projecto é da responsabilidade da In2White e a captura das imagens foi supervisionada pelo fotógrafo Filippo Blegin. O fotógrafo e a sua equipa passaram 15 dias no Monte Branco, com temperaturas que por vezes chegaram aos dez graus negativos. O material fotográfico utilizado ficou a cargo da Canon, com uma EF 400 mm f/2.8 II IS, uma 70D DSLR e uma Extender 2X III e o trabalho de processamento dos 46 TB de imagens demorou cerca de dois meses, escreve o Daily Mail.
Embora esta seja a maior fotografia panorâmica de um local terrestre, existem fotos ainda maiores de locais fora do planeta, como é o caso de uma fotografia da Lua, da responsabilidade da NASA. A fotografia em questão tem 681 gigapixeis e resulta de imagens recolhidas ao longo de quatro anos.
Veja aqui o making of da grande foto panorâmica do Monte Branco.
[nggallery id=1880 template=greensavers]