Maior gruta do mundo está ameaçada por teleférico (com FOTOS)
Os planos para a construção de um teleférico no parque nacional de Phong Nka-ke Bang, no Vietname, podem ameaçar a Son Doong, a maior gruta do mundo, considerada Património da Humanidade pela UNESCO em 2013.
A construção do teleférico poderá abrir a gruta ao turismo em massa, o que em pouco tempo degradará o espaço. Os vietnamitas estão já a protestar contra o projecto e os peritos defendem que o impacto ambiental poderá ser devastador.
Projecta-se que o teleférico possa transportar cerca de 1.000 visitantes por hora. O novo transporte deverá ter 10,6 quilómetros de cabo, que vão ligar a Son Doong a outras grutas do parque, estando inserido num “complexo de serviços, turismo e resorts”.
O projecto foi aprovado em Outubro pelas autoridades da província de Quang Binh e a construção do teleférico ficará a cargo do grupo de resorts Sun Group. O custo de teleférico está avaliado em €171 milhões. Depois do anúncio do projecto gerar uma onda de protestos sem precedentes no país, o ministro vietnamita do turismo veio a público esclarecer que o projecto ainda não tinha sido aprovado pelo Governo. Porém, o Executivo autorizou um estudo preliminar sobre os impactos da construção do teleférico.
O Sun Group defende, por sua vez, que o teleférico será o meio mais ecológico de abrir a área ao turismo e irá desenvolver a região de Quang Binh como um centro turístico, criando emprego para os habitantes locais, refere o Guardian.
“O impacto ambiental será devastador”, defende Andy McKenzie, um dos primeiros exploradores a visitar a gruta. Os investigadores receiam que a construção das torres necessárias para suportar o teleférico possa danificar a frágil rede de grutas da zona. A construção de qualquer infra-estrutura no topo da Son Doong “criaria pressão no tecto já frágil, o que pode eventualmente desencadear o seu colapso”, afirma o geomorfologista Vu Le Phuong, que estuda a gruta desde a primeira expedição, em 2009.
Le Phoung alerta ainda que a província remota de Quang Binh não está devidamente preparada para receber os milhões de turistas que invadem outros destinos populares do Vietname.
Entretanto, foi já criada uma página de Facebook e uma petição online contra a construção do teleférico.
[nggallery id=654 template=greensavers]
Foto: ilya.emelyanov / Creative Commons