Maior lago de água doce da China está seco (com FOTOS)



O lago Poyang, o maior de água doce da China, está desde o início de Janeiro completamente vazio devido à seca extrema. O lago, com uns impressionantes 3.500 quilómetros quadrados, é uma das maiores atracções da região de Jiangxi.

De acordo com a Beijing News, a seca não é a única responsável pelo esvaziamento do lago. Uma nova infra-estrutura de armazenamento de água, construída no reservatório da maior barragem do mundo, a Three Gorges, também terá estado na origem do estranho fenómeno.

Agora, os turistas podem visitar, a pé, o pavilhão construído no meio do lago. Até agora, apenas o barco garantia esta visita. A seca revelou ainda uma antiga ponte de pedra, que se encontrava escondida debaixo de água.

Com 2,9 quilómetros, a ponte de pedra data de 1631, é feita de granito e foi uma das 1000 pontes construídas, então, pela dinastia Ming.

A seca está a afectar as pessoas que dependem desta água para sobreviver, as zonas húmidas e crescimento da vegetação local. Segundo a Beiking News, a indústria da pesca foi “dizimada” pela seca.

A falta de peixes é também uma péssima notícia para a ecologia e biodiversidade local. Mais de meio milhão de pássaros migrantes, que normalmente param em Poyang, não têm alimento.

Veja algumas fotos do lago vazio – as últimas duas, de arquivo, retratam o aspecto normal do lago.

 [nggallery id=177 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...