Maior pá eólica do mundo já está a caminho da Alemanha



Oitenta-e-três-vírgula-cinco metros. 83,5 metros. É este o comprimento da maior pá eólica do mundo, uma gigante construída na fábrica da SSP Technology em Kirkeby, na Dinamarca, e que está a caminho de Bremerhaven, na Alemanha, onde se submeterá a testes no Frauenhofer Institut.

A pá tem um rotor de 171,2 metros de diâmetro e foi encomendada pela Samsung Heavy Industries, da Coreia do Sul. “A primeira lâmina já está disponível para teste, agora vamos utilizar este tempo para avaliarmos a primeira parte do projecto. À medida que o teste da lâmina é feito, vamos começar a produção das restantes três lâminas do protótipo”, revelou o co-fundador e CTO da SSP Technology, Flemming Sørensen.

O engenheiro dinamarquês, que esteve envolvido em todas as fases do projecto, admitiu que há uma linha muito ténue entre o sucesso e o fracasso, e que isso faz parte de toda a gestão de uma encomenda deste tamanho.

“O desenvolvimento e produção da maior lâmina do mundo não é feito do dia para a noite. É um processo extremamente delicado, que precisa constantemente de foco, testes e resposta. Em estreita colaboração com o nosso cliente, temos garantido que nada fica para trás. Fazemos reuniões diárias de coordenação, sistemas de controlo de qualidade e inspecções. Este tem sido o nosso dia-a-dia nos últimos 15 meses”, concluiu Sørensen.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...