Mais de metade dos consumidores europeus considera a sustentabilidade como um fator chave no ato da compra
Cerca de 55% dos consumidores europeus estão cautelosos em relação ao atual contexto económico marcado pela inflação e pelas tensões geopolíticas. Esta é uma das principais conclusões do novo estudo “An update on European consumer sentiment” publicado pela McKinsey & Company sobre a confiança e o sentimento dos consumidores na Europa.
Embora o otimismo dos consumidores tenha aumentado ligeiramente no segundo trimestre de 2024, em grande parte graças à estabilização das taxas de inflação e à melhoria do mercado de trabalho, a maioria continua dividida nas suas opiniões quanto ao rumo económico da região.
O inquérito, realizado na Europa, mostra que a maioria dos consumidores estão cautelosos, optando por gastar de forma seletiva e dando prioridade ao valor do que estão a comprar, face os 25% dos que mantém o otimismo e dos 21% que assumem uma opinião mais pessimista.
De acordo com os resultados, embora a maioria dos consumidores europeus (63%) não planeie gastar mais, cerca de 37% indicaram intenção de o fazer nos próximos três meses, especialmente a faixa etária mais jovem. Este aumento do desejo de gastar em atividades como viagens, hotéis e entretenimento é impulsionado pela época de verão, com uma tendência particularmente acentuada por exemplo em Espanha, onde 40% dos consumidores planeiam aumentar as suas despesas.
Apesar deste otimismo, os consumidores continuam a optar por produtos mais “baratos” para gerir as suas finanças. O estudo refere que os consumidores da Geração Z e os millennials são quem mais reporta este tipo de comportamento, o que indica uma preocupação contínua desta faixa etária.
Estes comportamentos de poupança são predominantes entre os consumidores com rendimentos médios e baixos, que ajustam os seus hábitos de compra para fazer face aos preços elevados. Entre os principais comportamentos destaque para a compra de produtos de outras marcas, a procura de descontos, a redução do consumo e o adiamento de compras importantes.
De acordo com o estudo realizado, os consumidores europeus procuram oportunidades para usufruir de despesas pontuais, como viagens e entretenimento, mantendo ao mesmo tempo um controlo rigoroso dos seus orçamentos e adaptando os seus hábitos de compra para tirar o maior partido do valor gasto.
Além disso, um pequeno grupo de consumidores registou uma melhoria nas suas poupanças em comparação com o ano anterior. No entanto, as incertezas geopolíticas persistentes continuam a influenciar estes padrões de despesa, sublinhando a complexidade do atual panorama económico na Europa.
Interesse por produtos com uma pegada neutra de carbono
O relatório da McKinsey salienta ainda que, na Europa, os consumidores consideram a sustentabilidade e as práticas ambientais como fatores-chave quando fazem as suas compras. Esta tendência reflete uma sensibilização crescente dos consumidores para produtos ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Mais de metade dos consumidores europeus indicaram que os fatores de saúde e ambientais, como a reciclagem dos produtos, uma distribuição responsável e o comércio justo, são determinantes nas suas decisões de compra.
A transparência e a origem das empresas também desempenham um papel crucial na maioria das categorias de produtos. Na Europa, a preocupação com estas variáveis é especialmente notória entre os jovens da Geração Z. Por último, a preferência por produtos sustentáveis está a influenciar significativamente as decisões de compra, especialmente nas categorias de produtos alimentares e de cuidados pessoais.