Manjericão. Conhece os benefícios desta planta aromática?
O manjericão é uma planta aromática herbácea, de folhas verdes e ovais. É uma erva muito aromática com folhas perfumadas. Os rebentos de manjericão, ou seja, as folhas mais pequenas do centro são mais enrugadas. Pode ser adicionado a saladas, sopas, pratos de cordeiro, porco, pratos italianos, peixe e frutos do mar. É a planta aromática de excelência para a aromatização de pizzas, molhos (principalmente com base de tomate) e massas.
O seu nome científico é Ocimum basilicum (o nome da espécie é a forma latina medieval da palavra grega basileus) e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados. O manjericão é um arbusto que pode chegar a 60 cm à 1 metro de altura. A planta possui pequenas flores que podem ser lilás, brancas ou vermelhas. Gosta muito de luz para crescer forte, porém, não aguenta durante muitas horas a luz direta do sol, que o faz murchar. Neste caso, o lugar ideal para cuidar dele bem é deixando-o exposto a meia sombra e receber a luz do sol indiretamente.
Esta planta medicinal é também conhecida por diversos outros nomes: alfavaca, alfavaca-cheirosa, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, alfavaca-d’américa, basilicão, basílico, erva-real, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande.
O poder nutritivo e medicinal do manjericão é notável, dada sua quantidade de vitaminas, minerais e fitonutrientes. Contém químicos naturais, como o sabineno eugenol, cimeno, linalol, acetato de linalilo, e terpineol, compostos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.