Máquinas inovadoras oferecem dinheiro a quem reciclar
O engenheiro Shanker Sahai desenvolveu uma máquina capaz de demonstrar o poder da reciclagem, ao mesmo tempo que permite aos utilizadores fazer um pouco de dinheiro. Conforme o utilizador deposita o seu lixo reciclável na Greenbean Recycle, ela faz um depósito imediato numa conta à escolha e armazena os dados que permitem ver quem é que mais recicla.
Nascido na Zâmbia e criado no Botswana por um pai que projectou estações de tratamento de águas residuais, Sahai iniciou-se precocemente na engenharia ambiental. Depois de se mudar para os Estados Unidos, tornou-se mais interessado nas “reverse vending machines” – máquinas que devolvem dinheiro a quem inserir recipientes recicláveis vazios. Não satisfeito com o funcionamento, decidiu criar as suas próprias máquinas recicladoras.
A sua criação diferencia-se das demais porque, além de permitir aos utilizadores recolher algum dinheiro com a prática ecológica, grava os hábitos de reciclagem de cada utilizador, permitindo a competição saudável entre pares.
Como bónus adicional, as máquinas produzem a mais alta qualidade de materiais, evitando os problemas que os tradicionais contentores enfrentam com recipientes partidos, contaminação e necessidade de transportes dos itens para as fábricas, explica o Inhabitat.
“Quando os utilizadores vêem os seus nomes num painel de pontuações são mais encorajados a voltar e continuar a reciclar”, explica Sahai. “Reciclar é uma tarefa aborrecida e, por vezes, não sabemos de que forma o nosso esforço faz a diferença ou até mesmo se o objecto é reciclado ou reutilizado, pelo que mostrar ao utilizador que até uma garrafa ou uma lata faz a diferença em tempo real o encoraja a continuar a reciclar.”
As estatísticas de sustentabilidade em tempo real podem ser acompanhadas através do site Greenbean Recycle, onde os potenciais utilizadores também podem configurar um perfil pessoal para entrar no sistema.
Até agora, a página informa que foram desviados dos aterros mais de 16 mil Kg de lixo, economizando-se assim cerca de 33.265 kWh de energia.