Marcas unem-se à Comunidade Too Good To Go no combate ao desperdício alimentar
A Too Good To Go surgiu em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje, com uma comunidade de mais de 300.000 utilizadores e 1500 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar. Juntos já salvaram mais de 150.000 refeições do desperdício, o que equivale a 375 mil quilogramas de CO2 que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas – o equivalente a 982 voos de Lisboa-Londres.
Para assinalar a Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável, as empresas da Associação Familiar Mulliez (AFM), Auchan Retail, Ceetrus Portugal, Decathlon, Helexia, Leroy Merlin, Norauto e Oney Bank, uniram esforços com o objetivo de mostrar os seus compromissos na promoção da economia circular e na consciencialização dos colaboradores e consumidores a propósito do desperdício que diariamente produzimos, tanto nos estabelecimentos comerciais, como nas nossas casas.
Das várias iniciativas e com a colaboração do chef José Serrano destacam-se, a partilha de vídeos com conselhos práticos de aproveitamento de produtos alimentares na confeção de refeições, a parceria com a plataforma Too Good To Go, quer na divulgação dos respetivos conteúdos, quer na realização de um workshop, na Academia Auchan no Alegro Alfragide.
Também outras marcas da industria alimentar como o Intermarché, Meu Super, Nestlé e Danone, já fazem parte desta comunidade.
Estima-se que por ano, os Portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por pessoa. Já as famílias, desperdiçam cerca de 324 mil toneladas.
A Too Good To Go promove uma economia circular com vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação dando uma segunda oportunidade aos alimentos.