Mastercard quer todos os cartões sustentáveis até 2028



A Mastercard está a acelerar o seu programa para remover o plástico dos cartões de pagamento com a sua marca até 2028. Esta decisão enquadra-se nos compromissos de sustentabilidade da empresa e pretende aumentar a acessibilidade dos consumidores a cartões mais sustentáveis, e a reduzirem o impacto ambiental da sua carteira, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, a partir do dia 1 de janeiro de 2028, todos os cartões de pagamento terão de ser feitos a partir de materiais mais sustentáveis, – incluindo plástico reciclado ou de origem biológica, como rPVC, rPET ou PLA –[1] -, e aprovados através de um programa de certificação. A Mastercard vai apoiar os parceiros emissores nesta transição para cartões sustentáveis. Esta evolução “fará com que todos os cartões sejam certificados pela Mastercard, através da avaliação da sua composição e dos requisitos para a sustentabilidade” e a certificação será validada por um auditor independente e, uma vez obtida, o cartão pode ser impresso com a marca “Card Eco Certification”.

Desde que o Programa Cartão Sustentável foi lançado pela Mastercard, em 2018, mais de 330 emissores, em 80 países, aderiram à iniciativa e em parceria com os principais fabricantes de cartões foi possível transformar mais de 168 milhões de cartões de plástico em cartões produzidos a partir de materiais reciclados e de base biológica. Através do Mastercard’s Digital Security Lab, a empresa lançou a iniciativa Greener Payments Partnership com os fabricantes de cartões Gemalto, Giesecke+Devrient e IDEMIA para reduzir o uso de plástico PVC de primeira utilização na fabricação de cartões.  O programa Card Eco-Certification (CEC) foi lançado pela Mastercard em 2021.

No âmbito da aceleração deste programa, e em complemento à transição para cartões sustentáveis, a Mastercard disponibiliza programas inovadores de cartões digitais, que eliminam totalmente a necessidade de existir um cartão físico.

A Mastercard “estabeleceu os seus valores de sustentabilidade há mais de uma década com foco na inclusão financeira, na responsabilidade dos dados e no ambiente e através da sua rede, colabora com parceiros para trazer inovações e iniciativas ambientais para o mercado, como é o exemplo do Priceless Planet Coalition, da Calculadora de Carbono e do Cartão Sustentável”, conclui.

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...