Mata dos Bispos recebe 28 mil plantas nativas



A SPEA Açores – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves plantou na sua nova área de intervenção na Mata dos Bispos, na ilha de São Miguel, Açores, 28 mil plantas nativas da Arquipélago. Esta ação foi realizada no no âmbito do LIFE IP Azores Natura, que teve início em 2019 e se planeia prolongar até 2027.

Foram plantadas várias espécies, desde azevinho (Ilex azorica), pau-branco (Picconia azorica), louro (Laurus azorica), ginja-do-mato (Prunus azorica), urze (Erica azorica),  patalugo (Leontondon rigens), entre outras.

De acordo com a SPEA, “Esta zona encontrava-se com um elevado nível de invasão biológica, sendo que praticamente 100% das espécies presentes eram Espécies Exóticas Invasoras”, nomeadamante a Acácia (Acacia melanoxylon) e a Conteira (Hedychium gardnerianum).

Após o controlo das espécies exóticas, foram construídas estruturas biofísicas para o controlo da erosão e melhorar o processo de recuperação hídrica dos cursos de água, explica a entidade.

“Este restauro ecológico integral irá permitir não só a recuperação de uma área de alimentação para o Priolo, através da plantação de espécies que lhe servem de alimento, mas também a recuperação dos ciclos hidrológicos naturais da ribeira, incrementando a infiltração e reduzindo a erosão na mesma”, advertem.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...