Maya Bay, famosa praia do filme de Leonardo Dicaprio, vai fechar a turistas
Milhares de turistas rumam diariamente à praia Maya Bay, local paradisíaco tornado famoso depois do filme de Leonardo Dicarprio “A praia” aí ter sido filmado. A incursão de visitantes é de tal forma concorrida que, a bem da biodiversidade local, as autoridades tailandesas vão avançar com uma decisão radical: a praia ficará encerrada durante quatro meses, todos os anos.
A decisão foi tomada na passada quarta-feira pelo Departamento Nacional de Parques e Vida Selvagem da Tailândia que determinou que já a partir de Junho, a praia Maya Bay, na ilha de Phi Phi Leh, ficará encerrada durante quatro meses. Este tempo servirá para a recuperação dos recifes de corais e da vida marinha, tão prejudicados pelos mais de quatro mil turistas que diariamente acorrem a este local.
“É como se a praia fosse um funcionário a trabalhar há décadas, sem nunca ter um tempo de descanso. Com excesso de trabalho e cansada, toda a beleza da praia está a desaparecer. A praia precisa de uns dias de descanso”, explica Thon Thamrongnawasawat, conhecido cientista marinho e membro do comité nacional de estratégia da Tailândia para o desenvolvimento ambiental.
A medida é comum na Tailândia, já que muitos parques nacionais estão fechados de Maio até meados de Outubro, para preservação da biodiversidade local. Maya Bay, “estrela de Hollywood” desde 1999 tinha escapado a esta interdição até agora.
Diariamente mais de 200 barcos e cerca de quatro mil turistas rumam a Maya Bay. Dados recentes mostram o impacto deste turismo massificado, com uma enorme quantidade de recifes de coral ao redor de Maya desaparecidos e uma vida marinha extremamente fragilizada.
Foto: via Creative Commons