MC é a primeira empresa nacional de retalho alimentar a lançar um relatório de impacto social



A MC lançou um relatório de impacto social através de uma análise detalhada do trabalho realizado pela Missão Continente em prol das comunidades ao longo de 2022.

A primeira edição do Relatório de Impacto é lançada no ano em que a Missão Continente celebra duas décadas enquanto plataforma agregadora de todas as iniciativas de responsabilidade social da marca e detalha o seu envolvimento com a comunidade nas diferentes vertentes, desde a filantropia clássica ao investimento social.

“Desde cedo assumimos um papel transformador na sociedade, procurando sempre encontrar as melhores formas de o fazer, sem nunca esquecer a conjuntura e a resposta a situações de emergência social nacional com que nos vamos deparando”, garante José Fortunato, Presidente da Missão Continente.

O Impacto da Missão Continente

 

 

O que é o Relatório de Impacto da Missão Continente?

“Este relatório de impacto permite detalhar o contributo que a Missão Continente deu ao longo de 2022, para a resolução de problemáticas que considera prioritárias no âmbito da sua estratégia de atuação, assegurando o caminho de compromisso que temos vindo a percorrer, de criar valor social e impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos.” explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

Trata-se de um documento que apresenta uma perspectiva geral do papel da Missão Continente, de Norte a Sul do País e Ilhas, refletindo sobre a criação do Conselho Estratégico da Missão Continente, composto por experts nas temáticas mais prementes da atualidade, a adesão à EVPA – European Venture Philanthropy Association (a mais relevante rede europeia de investidores de impacto) e detalhando o impacto junto das comunidades.

“A Missão Continente tem vindo a reforçar o seu envolvimento junto das instituições que apoia, implementando um acompanhamento profundo e regular, de forma a monitorizar os resultados e capacitar os projetos beneficiários”, acrescenta Nádia Reis.

 

Um olhar sobre o ano de 2022: os números e indicadores a reter

 

 

Inclusão Social: 12 492 beneficiários

Importa sublinhar que a Missão Continente apoia instituições sociais e de bem-estar animal e desenvolve iniciativas em todo o território português, alargando ainda a sua atuação a projetos além-fronteiras.

Assim, em 2022, a Missão Continente, ao nível da Inclusão Social, apoiou 12 492 pessoas, potenciando 4 020 consultas, 2 499 visitas ao domicílio, 26 voluntários envolvidos, tendo o apoio prestado conduzido à aquisição de 3 viaturas por parte das instituições beneficiárias.

Ao nível da Saúde, beneficiaram 6 210 pessoas,  com 25 676 visitas ao domiciliário efetuadas, estando 700 voluntários envolvidos. Já no que diz respeito à Educação, contabilizaram-se 70 704 alunos beneficiários, 655 escolas, 5 110 professores e 6 789 pessoas sensibilizadas.

A Missão Continente mantém-se empenhada na prossecução dos seus objetivos em prol de uma sociedade mais equilibrada e um futuro sustentável. O Projeto SOS Voz Amiga presta apoio especializado por telefone em situações de sofrimento causado pela solidão, ansiedade, depressão e risco de suicídio. E o apoio da Missão Continente permitiu reforçar a equipa, bem como a aquisição da central telefónica, o que se traduziu na resposta a um maior número de apelos, um aumento de 25% de resposta face ao período anterior.

Relativamente ao Centro Social N.ª Sr.ª do Extremo, através do projeto Vila Mais Perto, o apoio da Missão Continente permitiu duplicar o número de utentes com acompanhamento psicológico, de 17 para 34. Além disso, assistiu-se a alterações na escala de solidão UCLA, com a diminuição da solidão de 34 para 29 pontos, fruto das intervenções junto dos beneficiários e a escala de depressão geriátrica deslizou em 1 ponto.

Destaque ainda para Associação Mais Proximidade e para o Projeto Mais Proximidade com Visão de Futuro, com 92% dos utentes a demonstrarem ter melhorado a qualidade de vida com o acompanhamento de saúde e com 86% a terem mais acesso a serviços e informação através da ajuda da Missão Continente.

A Bagos D’Ouro – que pretende promover a educação de crianças e jovens do Douro, que vivem em situação de carência económica, como forma de inclusão social – registou um aumento de 60% do gosto pela feitura, uma subida de 51,6% da frequência da mesma, uma melhoria de 52% do comportamento em aula (na escola e fora dela) e as dimensões psicossociais melhoraram 54,1% após a intervenção da Missão Continente.

Para a Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente “a elaboração de um Relatório de Impacto Social, centrado na atividade realizada pela Missão Continente, permite-nos melhorar a forma de estruturar e maximizar o impacto social dos nossos projetos através da sua medição e acompanhamento. Só assim a Missão Continente consegue continuar a crescer enquanto investidor social, reforçando-se como pilar essencial da sociedade.”

Leia aqui o Relatório de Impacto completo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...