McDonald’s investe 120 mil euros na reciclagem de 10 toneladas de tecido
Cerca de 10 toneladas é a quantidade de tecido revalorizado no mais recente projeto de economia circular da McDonald’s Portugal, agora concluído. O projeto, que consistiu na transformação das mais de 18 mil fardas antigas dos 9.500 colaboradores dos restaurantes, resultou em 40 mil sacos de tecido reciclado, informou a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a McDonald’s investiu um total superior a 120 mil euros no conjunto dos três parceiros portugueses responsáveis pela recolha, reciclagem e transformação do material. A última fase do projeto permite aos consumidores adquirir um destes sacos a partir de 07 de fevereiro, numa campanha exclusiva a membros MyM na App McDonald’s.
“A McDonald’s Portugal conclui o projeto 100% português de reciclagem e transformação das fardas antigas, que resultou na produção de 40 mil sacos reciclados. Os consumidores mais fidelizados podem agora fazer parte deste projeto, adquirindo um saco reciclado através do Programa de Fidelização MyMcDonald’s (MyM) na App da marca”, sublinha.
Esta campanha corresponde à última fase do projeto de reciclagem de fardas antigas, iniciado em junho de 2022 com o lançamento das novas fardas dos colaboradores dos restaurantes, e sucede a doação de 5.500 mil sacos reciclados à Fundação Infantil Ronald McDonald para os Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto entregues a famílias que acompanham as suas crianças internadas em 7 hospitais em Portugal.
A composição destes sacos é 100% de materiais reciclados, e produzidos em Portugal, tendo estes sido transformados pela empresa portuguesa Recutex – Recuperados Têxteis, o mais recente parceiro da McDonald’s Portugal, e produzidos pela HR Group, parceiro de longa data da marca na produção de fardas de colaboradores. A recolha junto das fardas antigas nos mais de 190 restaurantes ficou a cargo da HAVI Logistics.
“A aposta em fornecedores portugueses, bem como a preocupação da marca na redução e revalorização de resíduos, nomeadamente, repensando e diminuindo a quantidade materiais utilizados nas embalagens, e desenvolvendo projetos circulares, como é exemplo já implementado sistema de gestão de óleos alimentares, fazem parte dos compromissos e boas práticas da McDonald’s desde que chegou a Portugal”, lê-se ainda no comunicado.
A mesma fonte acrescenta que o projeto de reciclagem das fardas antigas representa, assim, mais um projeto de economia circular da McDonald’s, que totalizou mais de 120 mil euros de investimento no conjunto dos três parceiros portugueses, permitindo a revalorização de 10 toneladas de tecido das fardas antigas.
Os sacos reciclados disponibilizados na mais recente campanha da McDonald’s estão disponíveis a partir de 7 de fevereiro e destinam-se aos consumidores membros do programa de fidelização MyM da marca, numa oferta exclusiva na App McDonald’s. Para adquirir o saco é necessário ser membro MyM, aceder a “Pontos&Ofertas” na App McDonald’s, selecionar o saco e redimir 75 pontos, lendo o QrCode ao balcão do restaurante. A disponibilidade é limitada ao stock existente em cada restaurante, estando a campanha disponível em todo o país, à exceção dos restaurantes no Aeroporto de Lisboa.