Melgaço completa 170 quilómetros com inauguração de último de 16 trilhos de 1ME



O trilho do Mouro, em Melgaço, com 18,4 quilómetros de extensão, vai ser inaugurado na sexta-feira, completando a rede municipal iniciada, em 2018, com 170 quilómetros, orçada em mais de um milhão de euros, foi ontem divulgado.

Além do trilho do Mouro, também a zona de lazer das Veigas, ambos na vila de Castro Laboreiro, passa a estar aberta ao público, a partir de sexta-feira.

Segundo a autarquia, a criação do trilho, que atravessa as aldeias de Cousso, Gave e Parada do Monte, e da zona de lazer das Veigas, que resultou da reabilitação de antigas casas dos guardas-florestais, implicou um investimento de cerca de 500 mil euros.

Numa nota enviada às redações, o município de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, especificou que a construção do trilho do Mouro representou um investimento de cerca de 300 mil euros financiado, em cerca de 170 mil euros, por fundos comunitários do FEDER e do Norte 2020.

A autarquia explicou que a rede de trilhos pedestres e cicláveis agora concluída “desenvolve-se, na sua maioria, na zona sul do concelho”.

Os trilhos “percorrem todas as freguesias, sobretudo as zonas altas onde predominam as nascentes de vários rios e ribeiras, que ali se desenvolvem, pertencentes, principalmente, à bacia hidrográfica do rio Minho, destacando-se aqui os rios Trancoso, Mouro e também o Laboreiro, que desagua no Rio Lima”.

O projeto “contempla também ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha, no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro, na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro”.

“O investimento total na rede de trilhos superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos dos programas FEDER, FEADER e VALORIZAR – Turismo de Portugal”.

Já a zona de lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, “que se assume como um complemento no alojamento de apoio à rede de percursos pedestres e cicláveis”, implicou um investimento de 199.655,87 euros, financiado em 85% por fundos comunitários.

Em redor dos edifícios dos guardas-florestais, encerrados há alguns anos e agora reabilitados, foi “desenhado um percurso circular, com alguns miradouros, que passa pela vila de Castro Laboreiro, atravessa o rio Laboreiro para a respetiva margem esquerda e regressa novamente à área de lazer das Veigas”.

A inauguração das novas estruturas que representam uma “aposta do município na afirmação de Melgaço como destino turístico” ocorrerá a partir das 10:00, com a presença prevista da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...