Melgaço recebeu selo de bronze em certificação de destinos turísticos sustentáveis
O Município de Melgaço é um destino turístico sustentável certificado. A Earthcheck, órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos, atribuiu à vila um selo de bronze.
A vontade de integrar redes internacionais de turismo sustentável remonta a 2017, quando foi definida a estratégia para o turismo do destino. Este ano criou-se a DMO, uma entidade responsável pela gestão da sustentabilidade do destino, que foi o primeiro passo oficial rumo à certificação. Em colaboração com os parceiros locais, foi definida e publicada a Política de Gestão da Sustentabilidade de Melgaço, que veio materializar as diretrizes estratégicas para a sustentabilidade do destino e definir os compromissos a seguir.
Após análise, é possível concluir que o destino evidencia várias características sustentáveis, nomeadamente, ser um território com saldo carbónico negativo, ou seja, que emite menos dióxido de carbono (CO2) do que aquele que absorve; produzir 15 vezes mais eletricidade renovável – nos parques eólicos do concelho – que o total de energia que consome; absorver cerca de 7 vezes mais CO2 do que aquele que produz; apresentar excelentes resultados ao nível de emissões de gases com efeito de estufa, consumo de água potável e resíduos sólidos enviados para aterro.
“A sustentabilidade é, no entanto, uma jornada e só um compromisso de longo prazo terá os resultados desejados, razão pela qual continuaremos o trabalho de proteção dos recursos, através das dinâmicas turísticas, envolvendo toda a comunidade local”, explica o Município em comunicado.