México: fenda com um quilómetro assusta população (com FOTOS)



E se, de repente, a sua cidade, vila ou aldeia aparecesse com uma fenda de um quilómetro e os autarcas a considerassem normal? Foi isto que se passou em Sonora, no México, onde uma fenda com sete metros de profundidade rasgou um gigantesco terreno de um quilómetro.

Inocente Maldonado, professor do departamento de geologia da Universidade de Sonora, considerou esta incidente normal: “Não há causa para alarme, foi uma manifestação normal da desestabilização do solo. A fissura foi provavelmente causada pela procura de água para irrigação, a tal ponto que terá levado ao colapso da superfície”, explicou o geólogo ao The Washington Post.

Porém, quando contactado pelo Grist, David Manthos, da SkyTruth, manifestou-se muito admirado com a resposta. “Peço desculpa mas isto não é uma manifestação normal de actividade naturais. Isto é o resultado de actividades humanas e [devemos ficar alarmados] pelo facto de termos sugado tanta água do terreno que a superfície da terra esteja a colapsar”, explicou.

Segundo o The Washington Post, o algodão é a cultura mais comum da região, mas o Governo tem imposto algumas restrições agrícolas, como resultado da intrusão da água salgada do Golfo da Califórnia. Na área em que a superfície colapsou, porém, ainda existe agricultura em larga escala”, explicou.

De acordo com a imprensa mexicana, não houve feridos nem negócios em risco devido à fenda, que surgiu da noite para o dia. Se a agricultura não der tréguas, porém, um fenómeno semelhante poderá não ser tão brando.

[nggallery id=896 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...