México: La Paz vai ser uma cidade 100% solar no final de 2015
Quando uma nova central solar iniciar a produção de energia eléctrica no final de 2015, La Paz, no México, vai tornar-se numa cidade 100% solar. A central Aura Solar I, a maior central solar da América Latina, iniciou actividade no último ano e fornece já 64% da electricidade que a cidade de 200.000 habitantes necessita. Com o início da actividade da Grupotec I, as necessidades energéticas da cidade mexicana são ser totalmente supridas com energia solar.
Para uma cidade de tamanho médio como La Paz, a aposta nas energias renováveis é um grande avanço. A central de Aura Solar I veio substituir uma antiga central termoeléctrica e permite fornecer energia a 164.000 habitantes da cidade. A nova central Grupotec I vai fornecer entre 40 a 42% da energia necessária a La Paz, através de 97.000 painéis fotovoltaicos e de uma capacidade instalada de 30 megawatts, bem como uma capacidade de armazenamento de 11 megawatts, escreve o Inhabitat.
Tal como a central Aura Solar I, a Grupotec I vai ter um contracto de compra de energia de 20 anos com a empresa eléctrica local. A energia vai ser vendida a uma taxa igual ao custo de produção, pelo que o preço da electricidade para o consumidor final deverá permanecer inalterado.
Foto: Chandra Marsono / Creative Commons