México vai receber o aeroporto mais sustentável do mundo (com FOTOS)
Os projectos para a criação de mega-aeroportos proliferam, cada um com elementos mais sustentáveis que o anterior. Recentemente, o atelier Foster + Partners revelou o projecto daquele que seria o aeroporto internacional mais sustentável de todo o mundo, localizado na Cidade do México.
Vencedor de uma competição internacional, o projecto foi desenvolvido para cumprir com os requisitos da Leadership in Energy and Environmental Design Platinum. O aeroporto recorreria a um sistema pré-fabricado e único concebido para uma construção rápida e o mínimo de desperdícios.
Apesar da enorme pegada ecológica inerente, o aeroporto terá um único e compacto terminal envolto em vidro e aço para que grandes quantidades de luz possam iluminar o espaço. A mobilidade é também um dos aspectos enfatizados no projecto. Assim o aeroporto terá uma orientação fácil e intuitiva, com pequenas distâncias para percorrer a pé e poucos andares.
Os arquitectos optaram por colocar os sistemas de serviço do aeroporto para que os ductos e tubagem não perturbem a aparência do tecto abobadado. Para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, o aeroporto vai aproveitar ao máximo a luz natural e estará equipado com painéis solares e sistemas de aproveitamento da água das chuvas. Será também adoptado um sistema de ventilação inteligente para que não seja necessário recorrer a aquecimento ou arrefecimento adicionais.
“A reinvenção do Aeroporto de Stansted nos anos 1990 foi ovacionada em todo o mundo. Este projecto quebra com esse modelo pela primeira vez. “É pioneiro de um novo conceito para uma grande extensão e vai atingir novos níveis de eficiência e flexibilidade – e vai ser lindo”, indica o atelier, cita o Inhabitat.
[nggallery id=905 template=greensavers]